Notícias
Notícias / Sobre a Escolha da Profissão

Sobre a Escolha da Profissão

Sobre a Escolha da Profissão

Por Leo Fraiman – livro ‘Dicionário e Guia de Profissões’

É essencial escolher o que se gosta, mas também é preciso saber cuidar daquilo que se escolheu, afinal nenhuma escolha tem apenas aspectos positivos. Todas as profissões têm pontos que nos desagradam. Nesse sentido é que a Ética Pessoal entre em jogo. Sim, porque escolher uma profissão não é somente um jeito de pensar em como ganhar dinheiro ou como ser feliz. É uma oportunidade de escolher uma forma de escrever seu nome na história do mundo.

Para fazer uma escolha profissional de forma segura, é fundamental entender todos os detalhes sobre as carreiras. Ao entrevistar profissionais atuantes no mercado de trabalho, visitar as universidades, conversar com os coordenadores dos cursos, a pessoa pode se situa melhor.

Uma reflexão mais profunda sobre o tema nos leva a uma importante observação: o mercado de trabalho real pode ser considerado a soma das oportunidades atuais mais as que serão criadas pelas pessoas empreendedoras e criativas de uma área, em paralelo às mudanças do cenário nacional e internacional.

Falamos hoje em Trabalhabilidade: a capacidade que um indivíduo tem de conseguir oportunidades de trabalho, sejam elas por meio de empregos formais, prestação de serviços, concursos ou com seu próprio negócio, pela veia do empreendedorismo. Veja que paradoxo: uma parcela significativa dos profissionais formados está desempregada (45%dos jovens) e, no entanto, as empresas encontram enormes dificuldades de contratar pessoas qualificadas. Isso acontece porque muitas pessoas já entram na faculdade sem brilho nos olhos, sem “pegada” e sem calor no coração. Para desenvolver a Trabalhabilidade, é importante cuidar do marketing pessoal: a imagem que uma pessoa cria na mente das outras a seu respeito. Ele começa a ser formado já na escola – nos trabalhos em grupo e na forma como um aluno se relaciona com os demais. Além disso, criar uma série de boas amizades, circular ao lado de gente que se cuida, se considera e quer crescer pode fazer toda a diferença.

Outros fatores essenciais: um alto grau de educação e polidez, estudar em uma universidade bem-conceituada (de onde vêm 80% dos líderes das grandes empresas), frequentar cursos de idiomas, dominar a língua portuguesa e, se puder, fazer algum curso fora do país (há opções gratuitas), aí as chances se potencializam incrivelmente. Esses são diferenciais importantes e que influenciam positivamente na Trabalhabilidade.

Dessa forma, escolher a profissão na área do Desenvolvimento Sustentável é realmente dizer um sim à vida, à corrente do bem e a tudo aquilo que é positivo e ético. Problemas, desafios e dificuldades existem e farão parte do caminho, mas podem ser percebidos como meros convites para o seu desenvolvimento pessoal.

Lembre-se de que a distância entre os SONHOS e as CONQUISTAS chama-se ATITUDE. Nós somos as nossas escolhas. Assim, decida ser o melhor que puder SER, para conquistar o que deseja TER, e o que tiver COMPARTILHE. Assim se constrói uma vida de valor.

Compartilhar