Notícias / Designer Gráfico – Guia de Profissão

Designer Gráfico – Guia de Profissão

Por Leo Fraiman – autor do livro “Dicionário e Guia de Profissões”

 

Uma imagem vale mais que mil palavras. Esse pode ser um dito popular, mas, para os designers gráficos, é algo que realmente conta. O visual chama bastante atenção em muitos casos. Quando você vai a uma banca de jornal, a capa de uma determinada revista pode ser mais atrativa que as das outras, a mesma coisa vale para qualquer publicação exposta ali e também para a embalagem de um produto na prateleira do supermercado. Muita vezes, as pessoas são atraídas pela beleza ou pelas cores dos objetos e produtos. Designer Gráfico, portanto, é uma profissão que abrange várias áreas, pois a comunicação visual é importante tanto para os meios de comunicação quanto educativos da mídia.

 

OCUPAÇÕES: 

Comunicação visual: desenvolver a identidade visual de uma empresa ou de um produto, criando embalagens, logotipos, materiais de comunicação diversos, impressos e eletrônicos, como folders, panfletos e sites para a internet, definindo o formato, os desenhos, as cores e os elementos mais adequados para transmitir o conceito desejado pelo cliente.

Design de embalagens: desenhar embalagens para diferentes tipos de produto de acordo com seu uso, facilidade de manuseio, praticidade,expectativas do consumidor e apelo de marketing, levando em conta não apenas a função e a estética, mas também os fatores sociais, culturais, de fabricação, de custos e de seleção de materiais.

Editoração eletrônica: elaborar peças gráficas diversas, como jornais, revistas, livros, catálogos e folheto, distribuindo texto, fotografias, ilustrações e outros elementos gráficos pelas páginas para transmitir uma ideia ou conceito, seguindo um projeto determinado.

Programação gráfica para TV: produzir vinhetas para programas de TV e ilustrações para peças de publicidade, criando imagens e efeitos visuais com o uso de técnicas de animação.

Webdesign: desenhar sites para a internet, considerando a melhor forma de transmitir as informações, mostrar imagens e apresentar os serviços oferecidos aos clientes, por meio da combinação harmoniosa e coerente dos diversos elementos visuais.

 

PERFIL:

Criatividade e gosto por produções visuais. Facilidade para desenhar. Senso artístico e estético. Atenção a detalhes. Gosto por comunicação visual. Interesse pelas artes. Curiosidade. Boa memória visual.

 

CURSOS:

Universitários: Artes Visuais; Design Gráfico; Desenho Industrial; Design de Interface Gráfica; Design Digital; Design Visual; Design Publicitário.

Tecnológicos: Design Gráfico; Comunicação e Ilustração Digital; Design de Animação; Design em Mídias Digitais; Ilustração e Animação Digital em 3D; Design Gráfico e de Produto; Produção Gráfica Digital; Produção Gráfica.

Técnicos: Artes Plásticas com Design Gráfico; Comunicação Visual; Desenho Industrial; Design Gráfico, de Produto e de embalagem; Design Gráfico e Empresarial; Programação Visual; Visual Merchandising; Web Design; Impressão Gráfica;

ALGUMAS MATÉRIAS:

História da Arte; Cinema; Fundamentos da Linguagem Visual; Fotografia Tradicional; Fotografia Digital; História da Tipografia; Ergonomia; Editoração Eletrônica; Física; Matemática; Estatística.

 

Compartilhar